Não sei se vocês já se perguntaram, de uns tempos pra cá, qual mixer aquele DJ estava usando. Não era convencional. Era mais largo e tinham vários botões circulares. Bom a resposta é simples. São os Rotary’s Mixers.
Eles são os mesmos modelos de mixadores utilizados desde a década de 70. Lembramos que nem sempre existiam esses tais aparelhos tão utilizados pelos DJs em toda parte. Antigamente para se mixar, era necessário que houvesse uma espécie de misturador, e no momento o que se tinha era equipamentos que possuiam o controle de volume em dois canais. São equipamentos em sua maioria analógicos, e alguns até nem precisam de energia.
Eles funcionam baseado em isolamento de áudio, onde as frequências altas, médias e baixas são mais facilmente trabalhadas. É parecido com os mixers atuais, porém as faixas que ele atinge são diferentes. Por exemplo, um DJM 800 da Pioneer tem a frequência baixa (bass), na faixa de 10-100hz, um Rotary Mixer dependendo, vai de 10-300hz. Na prática, é como se a música estivesse tocando e você tirasse o grave dela, ficando praticamente como se fosse uma versão acapela, o que é dificil em alguns equipamentos.
Desde então foram usados e houveram melhorias para os DJs, alguns com aperfeiçoamento para a utilização de DVS (Sistema Digital de Vinil, vulgo Serato, Final Scratch e o Torq entre outros).
As duas palavras que melhor definem este equipamento são: Alta Fidelidade. Nomes atuais da cena mundial utilizam este mixer. Little Louie Vega, Dimitri From Paris, Theo Parris, Derrick May
Cricco Castelli utilizando o equipamento da marca Rotary Mixer
O melhor vídeo de demonstração de mixers de todos os tempos, Urei 1620
Allen & Heath com o seu tradicional Rotary Mixer, Xone V6
Theo Parris discotecando com um Rotary Mixer
Derrick May baixando a lenha com o Rotary
E se ainda houver dúvida de como se usa, Larry Levan ensina.