Belém recebe a partir de hoje até domingo, o Fórum Eletronika.

Definitivamente a capital paraense entra na rota dos grandes eventos do país. O Fórum Eletronika vem para provar isto, aliando o entretenimento com a tecnologia, favorecendo os principais pontos do movimento cultural que está acontecendo. 

A primeira edição do fórum em Belém buscará traduzir esse contexto complexo e heterogêneo, próprio à cidade em si. O evento traz concertos audiovisuais, arte digital, instalações, exposições, palestras e debates que reunirão, além do público interessado no tema, artistas consagrados e em formação, todos juntos em um mesmo fórum de discussão, em uma intensa e rica troca de experiências. Consciente disto, para sua primeira edição em Belém, o Eletronika pretende se manter ativamente engajado na construção de pontes entre disciplinas artísticas, contextos sócio-culturais, cenas e gêneros. Belém seguirá a edição mineira em sua tradição de intercâmbio com outras tribos, sim, mas sempre valorizando diferentes aparelhos culturais e, acima de tudo, as peculiaridades deste imaginário local tão nosso.

Fórum Eletronika – Realizado desde 1999 em Minas Gerais, o Eletronika colocou Belo Horizonte na rota da música eletrônica internacional, incorporando comportamentos e tendências que giram ao redor da música e da vida contemporânea: arte, tecnologia, urbanismo, ecologia, novas tendências para viver melhor. O Eletronika é uma iniciativa do programa Vivo arte.mov e, em Belém, é realizado pela Barba Cabelo & Bigode Produções e Malab Produções (MG), com co-realização da Meachuta.

Vivo Arte.Mov –  O Programa Vivo arte.mov reúne um conjunto de iniciativas em torno da chamada “cultura da mobilidade”, estimulando a criação, pesquisa, reflexão e difusão da arte em mídias móveis e locativas. São projetos, eventos, colóquios, mostras, exposições, e o Vivo arte.mov – Festival internacional de arte em mídias móveis, o maior e mais importante do Brasil no gênero. Ao estabelecer parcerias em várias regiões do país, o programa multiplica as possibilidades de discussão de questões que envolvem o universo das tecnologias móveis, atuando assim, de forma efetiva, tanto na formação de público quanto na de novos realizadores. Além disso, o Vivo arte.mov tem como meta o fomento de um pensamento crítico e o estímulo a pesquisas e criações que reflitam as transformações na sociedade contemporânea, ocorridas a partir da disseminação das tecnologias de comunicação móvel.

BCB Produções – Fundada em Outubro de 2006, a Barba Cabelo & Bigode Produções já tem em seu portfólio o projeto de capacitação audiovisual Curta em Circuito, a realização de exposições como a de Marc Riboud e Moderna Para Sempre, do Itaú Cultural, além de clientes como Vale e Vivo. As ações da empresa estão sempre voltadas para o fomento das artes e o desenvolvimento auto-sustentável da Região Norte através da democratização de conhecimento e de ferramentas tecnológicas. Além de conceber, captar e executar projetos culturais, a BCB oferece serviços de produção em cultura e comunicação, consultoria cultural e trabalhos em tecnologia.

Meachuta – A Meachuta surgiu em maio de 2008, a partir da necessidade de um grupo de amigos por algo novo na noite da cidade. A primeira festa da produtora, “O Pior Não É Nada”, trazia uma variedade de referências estéticas e musicais que a cena local ainda não respirava. Em três anos, foram 46 festas em 28 diferentes espaços, de casas noturnas a hotéis, casas country, centro de convenções e casas de recepção. No total, 24 atrações de fora do estado. Os eventos e produtores da Meachuta! já estamparam páginas da G Magazine e receberam cobertura do programa MTV na Pista, da MTV nacional.

A programação completa do evento a gente posta já já.

Informações e inscrições:

www.forumeletronika.com.br | contato@forumeletronika.com.br | (91) 3223-9520

Related posts:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *