Nascida no Havai com residência atual em Nova Iorque, a DJ e cantora Kim Ann Foxman é viciada em vinis e não abre mão de discotecar com eles em seus sets. Em passagem por São Paulo no primeiro semestre de 2009, a integrante da banda Hercules and Love Affair tocou algumas das músicas que fizeram parte de sua formação, vários clássicos da House Music e mostrou com quantos Discos se faz um set. Entre um feriado e outro ela conseguiu um tempinho pra conversar rapidinho com a gente, confira abaixo.
Eu li em uma entrevista que você tinha um emprego em um club com 15 anos. Quando você se tornou DJ, seus pais falaram o que pra você? Eles te apoiaram ou falaram algo do tipo que você precisava estudar e ter um emprego de verdade?
Eu trabalhei em um clube quando era adolescente, mas não foi antes dos 15, foi com 17 anos. Eu trabalhava atrás do bar fazendo drinks para Ravers e servindo bebidas não alcólicas. Ainda continua sendo um pouco engraçado que eu tenha trabalhado em um clube enquanto eu estava terminando o colégio, porque minha mãe sempre estipulou um horário cedo pra voltar pra casa, mas por alguma razão ela permitiu que eu trabalhasse em um clube. Pouco tempo depois eu comecei a discotecar. Minha mãe ainda acha meio estranho o trabalho de DJ e Performer como um emprego de verdade. Agora ela está mais tranqüila sobre isso. Meu pai por outro lado acha muito legal que eu seja DJ e ele ama muito o Hercules and Love Affair. Ele sempre me encoraja para eu seguir o que quero e ser feliz. Ele é meio que um hippie, e acaba sendo mais tranqüilo sobre as coisas de modo geral.
A gente ouve você tocar vários clássicos da House Music, que impressões você tem sobre a House Music atual?
Eu amo a House Music clássica. Ela tem Soul! Eu amo Dance Music que seja um pouco obscura, meio lenta e depressiva digamos.
Para você, qual sera a proxima etapa da Música Eletrônica? Hoje nós podemos dizer que o estilo principal seria o ressurgimento da Disco e derivações, o que virá a seguir?
Eu não sei. Acho que muitas pessoas estão indo para a House Music, mas realmente não me importo com as tendências musicais. Eu acho que as pessoas deveriam ouvir o que elas querem independente se é moda ou não e as pessoas deveriam fazer a música que elas querem, independente da moda do momento.
Quem são os seus DJs preferidos e por quê?
Eu não sigo mais tantos DJs como eu fazia antigamente. Pra mim, meus DJs favoritos são de um tempo atrás quando eu ia pras festas undergrounds em São Francisco. Ah… saudade das lembranças, eu sou muito nostálgica sobre o tempo que passei em São Francisco. Nesse período eu adorava o DJ Garth, do Wicked Crew. Quando me mudei pra São Francisco o Wicked Crew era o único grupo da cena de música eletrônica de lá. Foram os meus anos festeiros preferidos da vida inteira! Foi isso o que me deixou maluca por todo o tipo de Dance Music, especialmente pela House Music.
Também adorava o Tony do Tem Gathering e Solar, todos os dois de São Francisco. O Solar era da Pacific Sound que era quem fazia umas festas ao por do Sol que ia até amanhecer… eu nunca perdiauma. Ele tocava muito Deep House, Jacking, Chicago e Techno, claro! Ele é uma pessoa muito queria e um ótimo amigo. Foram muitos os grandes DJs que eu adorava ouvir… Doc Martin, Derrick Carter… Hoje a maioria dos meus DJs favoritos viraram meus grandes amigos. Eu adoro o estilo deles, a linguagem que eles usam nos seus sets, eu os amo, mas não por alguma coisa boba e sim porque eles como DJs e pessoas mexem comigo.
Andrew Butler também me inspirou e me moldou durante esses anos todos em que estamos juntos como amigos e por causa do trabalho que fazemos juntos. Foi com ele que aprendi muita coisa sobre música e nós gastamos muito tempo juntos, durante anos pesquisando por preciosidades, em pilhas de discos. Andrew Butler não é somente um ótimo compositor e produtor, mas também um ótimo DJ e pra complementar, o namorado dele, Jason Keding é um outro excelente DJ. Ele realmente mexe comigo, sério! Também gosto do Saheer Umar do House is House. Ele é um doce e é super divertido tocar com ele. É uma pessoa super positiva e é ele quem aquece a cena de Nova Iorque ultimamente. Eu amo tocar com ele.
Quando você veio ao Brasil tocar na festa Ludo, festa do Márcio Vermelho, o que você achou daqui? Nós estamos na direção certa da música ou estamos meio que desatualizados?
Eu não acho que o Brasil esteja desatualizado. Acho que as coisas estão no caminho, o pessoal está aprendendo coisas novas e os brasileiros sabem como fazer uma festa. Eu toquei em três festas muito divertidas aí, uma no Rio de Janeiro e duas em São Paulo. Quando estive aí foi muito bom, festas bacanas, gente legal e muita musica boa!
Você gostaria de voltar aqui de novo? O que você faria dessa vez que não deu tempo de fazer na outra vez?
É claro que eu gostaria de voltar! Eu não vejo à hora de voltar pra tocar, não só como DJ mas também com o Hercules and Love Affair. Nós ainda não tocamos ai no Brasil. Na próxima vez que eu voltar eu vou procurar visitar novos lugares. Fiz alguns bons amigos ai e espero que eles me levem pra conhecer esses lugares. Há muita diversão pra se ver ai, muita coisa diferente e pessoas legais. E também quero ir à praia no Rio. Na outra vez não tive muito tempo pra fazer isso, ah e também quero comer mais pão de queijo. É divino!
E sobre o seu trabalho de Designer de Jóias, que novidades você pode falar pra gente?
Bem, eu ando muito ocupada e na maioria das vezes estou voltada para a música, mas eu vou lançar algumas coisas novas em breve, algo mais urbano e o pessoal já está ansiosos pra dar uma olhada nesse novo material.
Qual tipo de arte você gosta mais?
Eu gosto de todos os tipos. Eu pessoalmente não sou muito boa quando o assunto é arte de maneira geral, mas eu gosto muito. Eu amo fotografia e arte clássica. Amo dançar e adoro filmes. Eu gosto muito dos processos de criação.
Quais são seus projetos para 2010? O que podemos esperar de você como DJ e como cantora no Hercules and Love Affair?
Bem, eu estou muito empolgada com a nova formação do Hercules. Estou muito feliz ultimamente, tenho me divertido muito com eles. Nós fizemos uma pequena turnê e o resultado foi muito positivo. Nós temos uma química muito legal no palco e as coisas funcionam bem, é um ótimo time. Andy está terminando o novo álbum e eu tenho ficado apaixonada por ele e não vejo a hora dele ser lançado. Tem um single novo que está pra ser lançado. O Nome da música é “I can’t wait”, que vai estar fora do cd mixado que o Andy fez, o álbum Sidetracked (Renaissance). Kink tem um remix bem legal que também vai ser lançado em breve. Eu mal posso esperar pelo lançamento de “I can’t wait”! Vai estar disponível na Beatport. Na maioria das vezes, este ano, eu estou cantando muito junto com a banda e em várias músicas novas. Eu vou continuar discotecando até o cd novo do Hercules ser lançado e após isso vou me concentrar apenas na turnê. Também estou trabalhando nas minhas músicas próprias e o resultado delas tem sido muito bom. Então pessoal, deixem seus olhos e ouvidos bem abertos para as coisas novas que estão por vir!
Qual é o seu Top 10 de músicas favoritas? Pode ser o que você mais toca ou músicas que fizeram parte da sua vida, você escolhe.
Mesopotamia – B52’s
– Uma música preciosa que nunca morre.
Experience – Connie
– Uma faixa Freestyle que eu amei crescer ouvindo, no Hawaii.
Feel it – Coco Steel and Love Bomb
– Um classico da House que está no meu case de discos
I Can’t Wait – Hercules and Love Affair (Kink Mix)
– Um remix legal que eu amo tocar
LFO – Leeds Wharehouse Mix
– É do tempo das Raves e também dos bons tempos de dançar com o Andy no apartamento dele.
Deee-Lite – What is Love
– Eu costumava ouvir essa música no carro, todo dia, no caminho pra escola quando eu era adolescente.
Technotronic – Pump up the Jam
– Quando esse som saiu eu amei muito!!!
Disco Juice – Cloud one
– Fico feliz em ouvi-la e também me lembra um pouco São Francisco.
Lorelei – Coctaeu Twins
– Eu era muito fã do Cocteau Twin e essa é uma das minhas músicas favoritas!
Hercules and Love Affair – Athene
– Realmente a primeira música que eu canto para o Andy e vai ser sempre muito especial para mim
Hercules and Love Affair – Athene
Kim Ann vai à loja de Discos
Para acompanhar e ouvir:
Myspace – http://www.myspace.com/kimann
Twitter – http://twitter.com/kimannfoxman
Beatsinspace –http://www.beatsinspace.net/playlists/436
Deepbeep – http://www.deepbeep.com.br/deepbeep-volt-kim-ann-foxman
Entrevista: Geraldo Nogueira