Born Into Brothels

Nascidos em Bordéis (Born Into Brothels) é um filme-documentário de 2004, escrito e dirigido por Zana Briski e Ross Kauffman. Zana tenta, a partir da fotografia, mudar o futuro de meninos e meninas filhos de prostitutas de Calcutá – Índia.

Zana é fotógrafa ativista, se muda para uma zona de bordeis da Índia e monta uma turma de crianças para iniciação à fotografia. Com câmeras analógicas as crianças fotografam suas realidades, o dia-a-dia, a dificuldade e passam a se sentir mais leves e começam a ser, realmente, crianças.

Com fotografias impressionantemente lindas para crianças que nunca tinham tido contato com uma câmera, Zana resolve fazer inúmeras exposições usando essas fotos para angariar fundos e colocá-los em internatos. Havendo dificuldade em serem aceitos, pois filhos de prostitutas não são bem vindos em escolas e internatos, Zana não desiste e acaba conseguindo, apesar de toda a burocracia daquele país.

Um documentário com toda a riqueza que a Índia pode ter – apesar da pobreza – os meninos falam de si e sua expectativa de um futuro pouco promissor, até acharem a luz no fim do túnel através da fotografia.

A primeira parte do documentário ta aqui, as outras estão no vídeos relacionados, é só procurar. Ou se preferir, tudo de uma só vez, aqui.

Kid with cameras

Mari Jares

Related posts:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *