De onde vim, para onde vou
O nome do estilo musical Disco, vem do inglês e seu auge foi durante a década de 70, mas hoje volta as pistas com um grande destaque, apesar de nunca ter saido de lá. A maior influência da Disco eram os clubes de dança voltados para negros, latino-americanos e gays, além de outras comunidades nas cidades de Nova York, Filadélfia, Chicago.
A música Disco foi um movimento de liberdade de expressão, liderado por minorias da época (gays, negros e latinos), contra a dominância do rock e desvalorização da música dance. Isto gerou um grande problema pois, a princípio, a Disco Music foi taxada como música gay e as pessoas que faziam parte da cena Rock acabavam por marginalizar essas pessoas. Por um bom tempo a Disco se mantinha nos guetos americanos, igualmente como outros estilos assim começaram, como o Jazz e o Blues.
Em um curto espaço de tempo, a Disco saiu do Underground e acabou presente por todo o planeta. Um dos responsáveis por essa divulgação em massa foi o Filme Embalos de Sábado a Noite, estrelado por John Travolta.
John Travolta no filme Embalos de Sábado a Noite
Nos anos 80, a Disco Music começou a sofrer preconceito nos EUA que criticavam as danças, e os amantes do estilo que eram minorias na sociedade como negros, mulheres e homossexuais. Apesar da queda da popularidade nos Estados Unidos e o Rock estar novamente no topo das paradas musicais, a Disco Music continuou a fazer sucesso no mundo todo durante a década de 1980, evoluiu e deu origem ao estilo de música eletrônica House e a expansão não parou nunca mais.
Trinta anos depois, a cena de Disco voltou a tona e com a carga de música eletrônica produzida ao longo dessas décadas, era inevitável que a Disco ficasse parada no tempo. Ela se modernizou e hoje é possível encontrar diversos DJs que misturam músicas antigas e novas em seus sets, além de uma nova leva de produtores que estão trazendo a Disco Music de volta. Entre os principais nomes podemos citar Prins Thomas, Lindstrom, Holy Ghost, Aeroplane, Tensnake, Todd Terje, Faze Action, Ilija Rudman, Ray Mang, The Juan Maclean, Hercules & Love Affair, The Revenge. Várias bandas brasileiras, entre elas Cansei de Ser Sexy e Stop Play Moon também estão na lista com produções Disco.
Hercules & Love Affair com a música Blind
Expansão da Disco Music
As mulheres ganharam um destaque estrondoso, dando origem a expressão "Divas", até hoje usada. Foram elas Donna Summer, Diana Ross, Gloria Gaynor, Debbie Harry, Grace Jones e outras.
As principais influências musicais incluem o Funk, Soul, um pouco de Música Latina, e por algumas vezes partes que remetem a Psicodelia, formando uma sonoridade bem viajante e um tanto espacial.
Charlie com a música Spacer Woman representa o estilo Space Disco
Donna Summer em I Feel Love, Produzida por Giorgio Moroder. Mesmo com mais de 30 anos de existência, essa música sempre vai parecer muito atual.
Em todo o lugar
A maior gravadora de Disco foi a Motown. Nomes como Marvin Gaye, Jacksons 5, The Temptations e Stevie Wonder faziam parte do seleto grupo de artistas. Nos anos 1970, os principais nomes da Disco eram Bee Gees, KC and the Sunshine Band, ABBA e Chic.
Comandado por Don Cornelius, o Trem do Soul era um programa musical onde se apresentavam os principais artistas da cena de Funk, Soul e Disco. Em de 35 anos de existência, o programa americano embalou boa parte do mercado musical dos Estados Unidos e do mundo.
Stevie Wonder com Superstition no Trem do Soul
No Brasil, havia um programa chamado Carlos Imperial. O apresentador que dava o nome ao programa convidava vários artistas brasileiros para cantar no programa. Nomes como Tim Maia, Gretchen, Frenéticas e Rita Lee estão entre os convidados mais especiais do programa. Além de Carlos Imperial, a Disco já dominava as rádios e os Clubes Brasileiros.
Tim Maia cantando Acenda o Farol no programa do Carlos Imperial
Rita Lee cantando Lança Perfume
Disco Clubs
O club mais famosos do mundo que representou a Disco Music era o Studio 54, localizado em NY que era frequentado pela alta sociedade americana, atores de Hollywood e grandes músicos. No Brasil a referência principal de Disco era o Papagaio Disco Club em São Paulo, que foi palco para programas de TV, Virou LP e foi usado para gravar a abertura da novela Dancing Days.
Abertura da novela Dancin’ Days gravada pelas Frenéticas no Papagaio Disco Club
Para ouvir mais um pouco
Stop Play Moon cantando Pretender
Cortex cantando Sans Toi
Midnight Magic cantando Beam me up
Kc & The Sunshine Band cantando That’s the way i Like it
Italo Disco pelo grupo Locomia cantando Locomia
Blondie cantando Heart of Glass