Primeira Bienal Internacional de Graffiti Fine Art

A grafitagem, assim como o estêncil e os stickers são parte do universo da street art que vem crescendo e tomando conta do mundo contemporâneo. Entre engarrafamentos, arranha-céus, ônibus e gente, as intervenções urbanas se destacam pelas cores, protestos, beleza e riqueza de detalhes.

Essa significativa marginalização da arte urbana (em um contexto geral, abrangendo malabaristas de semáforos, pichadores, grafiteiros, músicos, artistas circenses, entre outros diversos) vem, entre a sociedade mais jovem, se amenizando. Talvez por esses processos artísticos estiverem sendo manipulados entre as mídias sociais, a street art passe a ter um aspecto menos ligado ao vandalismo para fazer parte de uma cultura jovem atual e ligada ao que acontece ao entorno do cidadão. A necessidade que a população de periferia sentia em poder se expressar, se sentir fazendo parte do mundo e não somente sendo parte de um gueto rejeitado e ainda criar certa fama e notoriedade foi o grande impulso para florescer uma nova cultura de arte na rua.

É dentro desse contexto que, em São Paulo, durante o mês de setembro o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura – será palco da Primeira Bienal Internacional de Graffiti Fine Art. Em dezembro passado já tinha acontecido, no próprio MuBE a Exposição Graffiti Fine Art.

Para os que gostam de Street Art, esse acontecimento é realmente importante pra história do Graffiti brasileiro, assim como pra arte brasileira em geral. Acredito que um passo grande é dado quando o Brasil consegue reconhecer que a arte de rua não é vandalismo, e merece seu lugar em um museu.

A Bienal vai contar com a presença de artistas como Trampo, Anjo, Binho, Chivitz, Os Gêmeos, Ronah, Tikka, Titi, Zezão, entre outros brasileiros e até mesmo artistas da cena internacional.

Pra quem pode ir, a Bienal tem início dia 03 de setembro – acesse o site do MuBE e fique de olho nas informações.

Related posts:

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *