No final de semana passado aconteceu em Belém um dos maiores festivais do Norte/Nordeste do Brasil, se não do país, o Festival Se Rasgum. Em três dias de evento (12, 13 e 14/11) bandas e DJs passaram pelo festival mostrando toda a diversidade musical que eles possuem. Entre os principais nomes estavam The Hells Kitchen Project, Otto, Nelsinho Rodrigues, Emicida, The Slackers, Felipe Cordeiro e os Astros do Século, Pro.efX, Pio Lobato, Projeto Secretos Macacos, Pedro D’eyrot e Madame Saatan.
Acompanhar três noites direto de um festival que tem dois palcos com shows intercalados e mais um espaço com programação contínua não é fácil. Claro que não conseguimos ver todos os shows nem todos os DJs. Então vamos falar um pouco do que acompanhamos nessa maratona Se Rasgum.
O primeiro dia de Festival começou lindo, no Hangar pela primeira vez nos cinco anos de Se Rasgum, com as atrações The Hells Kitchen Project, Felipe Cordeiro e os Astros do Século, a fofa Dona Onete, Andre Abujamra, DJs Meachuta!, Patrick Tor4, Marcelinho da Lua e Pedro D’eyrot. A novidade do local fez toda a diferença, deu um ar bem mais legal que quando é tudo no African Bar.
Show do Abujamra foi sensacional com visual lindo e impressionante.
Só não tivemos pique de ficar até o final pra ver o Marcelinho da Lua, por se tratar de uma sexta-feira-pós-cinco-dias-de-trabalho-e-estudo-intensos. Até porque ainda tínhamos mais dois dias de festival pela frente!
No segundo dia estavamos todos de volta ao African Bar. As atrações da noite eram, além das bandas locais, Soatá, Lê Almeida, Cabruêra, Graforréia Xilarmônica, Odair José e Dead Lover’s Twisted Heart, Cidadão Instigado e Otto.
Chegamos tarde, mas deu tempo de ouvir algumas bandas bem legais, como Soatá e relembrar Odair José e Nelsinho Rodrigues, fazendo todo mundo cantar com ele e aquecer pra entrada do Cidadão Instigado logo na sequência.
Claro que todos os shows foram lindos, Cidadão Instigado e Otto surpreenderam até que ja estava com as expectativas lá em cima. Quem foi no sábado ganhou de presente um show quase que na íntegra de Otto, que ficou no palco até o amanhecer do dia, desce pra cantar com o publico, dançou e fez todo mundo feliz.
No espaço Laboratório, esse ano coordenado pelo blog Musica Paraense, sempre rola as mais loucas misturas de sons, ritmos e culturas. No dia 13 rolou Carimbó, Hip Hop, Musica Eletronica além de outras histórias divertidíssimas.
É chegado o terceiro e ultimo dia de Festval Se Rasgum. O dia em que íamos tocar no Laboratório, dia de Madame Saatan, Delinquentes, Projeto Secreto Macacos, Pio Lobato, Emicida, Los Porongas e Dado Villa-Lobos… dia de The Slakers, DJ Waldo Squash, Maderito e Gang do Eletro.
Ja chegamos no início do show do Projeto Secreto Macacos, que eu sempre acho genial. Logo depois fomos pro Laboratório, ja era hora do nosso set, que por sinal, foi lindo. Não por nós, mas pelo publico lindo dançando e cantando tudo com a gente, mesmo naquele calor que tava lá.
DJ Bernardo Pinheiro entrou depois de nós, Delinquentes… Emicida chegou arrasando na rima, deixando todo mundo boquiaberto – não é qualquer um que sabe fazer o que ele fez la no palco. Acho essa história de rima demais, ainda mais quando é feita alí, na hora. Emicida ainda fez uma participação especial no show da Gang do Eletro
Pio Lobato foi genial com as guitarradas, acabamos indo ver o DJ Waldo Squash, Maderito e a Gang do Eletro. Divertimento garantido com a galera cantando todos os techno-bregas. Emicida ainda fez uma participação especial no show da Gang do Eletro, vide vídeo abaixo.
Aí veio a parte final, os mais esperados o rock feroz do Madame Saatan seguida do ska americano do Slackers.
Claro que não poderia deixar de falar de uma atração que estava escondida no meio do publico nos três dias do Festival, China veio cobrir o Se Rasgum como repórter da Mtv Brasil. Simpático, dançou techno-brega, bateu papo com todo mundo e ainda deu uma palhinha no show do Otto, já de manhã. Agora o que nos resta é esperar pra que ano que vem ele venha pra fazer um show inteiro!
O Festival teve de tudo um pouco, pelo quinto ano consecutivo. E pra quem achou que seria monótono e não foi por conta disso, digo apenas uma frase: perdeu playboy! hahaha
Finalizo o post com essa foto memorável no estilo “onde está o ouro?!”: